Ao longo de 2020, a importância da vacinação contra a Covid-19 foi muito debatida e hoje é praticamente um consenso de que este é o principal caminho para a imunização da população.

Atualmente no Brasil estão sendo administradas por enquanto duas vacinas, a Sinovac/Butantan, mais conhecida como CoronaVac, e a AstraZeneca/Fiocruz, desenvolvida pela Universade de Oxford, ambas em duas doses.

Uma das dúvidas que também têm surgido é se as pessoas que já tiveram Covid-19 devem tomar a vacina. A resposta é sim, pois “não há evidências até o momento de qualquer preocupação de segurança na vacinação de indivíduos com história anterior de infecção ou com anticorpo detectável pelo SARS-COV-2″, diz o Ministério da Saúde.

Com o surgimento de novas variantes e a possibilidade de reinfecção, especialistas recomendam que pessoas que já tiveram a doença também sejam vacinadas. Porém devem ter uma atenção especial quanto ao momento correto da vacinação.

Quem está com o diagnóstico PCR positivo não pode tomar a vacina naquele momento. É preciso esperar a fase aguda da doença passar, aproximadamente um mês, e também a suspensão do isolamento, orienta a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Aqueles que estão com diagnóstico confirmado para covid-19, porém assintomáticos, a vacina pode ser administrada normalmente.

Outra recomendação do órgão é para quem contrair a Covid-19 entre a primeira e segunda dose, para tomar a segunda dose somente após a completa recuperação da doença.

É bom lembrar que os calendários de vacinação têm sido seguidos de formas diferentes nas diversas cidades do Brasil, pois cada município tem autonomia para desenvolver o cronograma. Curitiba, por exemplo já vacinou até semana passada os idosos com idade acima de 76 anos e todos os profissionais da área de saúde que estão atuando na linha de frente do combate ao Covid-19.

Nesta semana, a Prefeitura de Curitiba, através da Secretaria de Saúde, está vacinando os idosos entre 71 e 75 anos até sábado.

Nesta sexta serão vacinadas as pessoas com 72 anos e sábado com 71 anos. Os nascidos de janeiro a junho tomarão vacinas pela manhã e os nascidos de julho a dezembro tomarão a tarde. Confira os locais de vacinação:

LOCAIS FIXOS
Das 8h às 17h.
1 – Pavilhão da Cura
Parque Barigui
2 – Unidade de Saúde Salvador Allende
Rua Celeste Tortato Gabardo, 1.712 – Sítio Cercado
3 – US Vila Diana
Rua René Descartes, 724 – Abranches
4 – US Jardim Paranaense
Rua Pedro Nabosne, 57 – Alto Boqueirão
5 – US Camargo
Rua Pedro Violani, 364 – Cajuru
6 – US Ouvidor Pardinho
Rua 24 de Maio, 807 – Praça Ouvidor Pardinho
7 – US Vila Feliz
Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo
8 – US Pinheiros
Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 – Santa Felicidade
9 – Clube da Gente CIC
Rua Hilda Cadilhe de Oliveira
10 – Rua da Cidadania do Tatuquara
Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n
11 – Rua da Cidadania do Fazendinha
Rua Carlos Klemtz, 1.700

DRIVE-THRU
Das 9h às 16h
1 – Pavilhão da Cura – Parque Barigui (entrada somente pela BR-277)
2 – Estacionamento do Santuário Nossa Senhora do Carmo – Boqueirão (entrada pelo segundo portão do estacionamento, pela Rua Frederico Maurer)
3 – Paróquia Santo Antônio – Boa Vista (entrada única pela Rua Geraldo Gustavo Oscar Mueller)

Já tive covid-19, preciso tomar a vacina?