Zilda Arns #TBT

No mês da mulher, o Instituto Curitiba de Saúde (ICS) presta homenagem a mais uma personagem ímpar da história: Zilda Arns, médica pediatra e sanitarista brasileira de reconhecimento mundial.

Arns formou-se em medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1959 e desenvolveu inúmeros trabalhos durante a vida, sempre priorizando o atendimento a população mais carente.

Um dos destaques principais do seu trabalho foi a criação da Pastoral da Criança em 1983, juntamente com Dom Geraldo Majella Agnelo, em Florestópolis – Paraná.

A Pastoral da Criança é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vinculada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, que tem como objetivo a promoção do desenvolvimento integral de crianças entre 0 e 6 anos de idade, em seu ambiente familiar e em sua comunidade. A sua atuação tem caráter ecumênico, atendendo pessoas de todos os credos e etnias.

Vale destacar uma ação memorável da Pastoral da Criança em 1987, a campanha do Soro Caseiro. Receita simples, duas medidas de açúcar e uma de sal misturadas em um copo da água, ganhou força nacionalmente e mundialmente, ajudando a salvar milhões de vidas de crianças com desnutrição, fome e desidratação.

Outra frente que merece destaque do trabalho de Zilda Arns, foi a fundação da Pastoral do Idoso em 2004. No Estatuto da Pastoral da Pessoa Idosa, no inciso VIII do artigo 2 °, diz: “Incentivar a criação e participação nos conselhos de direitos do idoso em todos os níveis”.

Mas independente da idade cronológica das pessoas ajudadas por Arns, o principal legado deixado por ela, que infelizmente faleceu num terremoto no Haiti em 2010, foi o amor ao próximo sempre ligado a preocupação com a saúde das pessoas mais carentes no Brasil e no Mundo.

ICS TBT