OVOS – Caipira, orgânico ou de granja? Qual a diferença?

O ovo é um alimento comum na dieta do brasileiro.O consumo desta fonte riquíssima de proteína pode trazer inúmeros benefícios para o corpo. Por isso, incluí-lo na dieta diária é essencial para várias funções positivas do nosso organismo.
Entre os benefícios de comer ovos diariamente, está o aumento da massa muscular, porque é uma boa fonte de proteínas; combate anemia, por conter ferro e ácido fólico; diminui a absorção de colesterol no intestino, por ser rico em lecitina; previne o envelhecimento precoce, por ser rico em selênio, zinco e vitaminas A e E, além de ser um excelente complemento no prato diário dos brasileiros.
Com um custo acessível nos supermercados para quase todos os públicos, atualmente o consumidor pode escolher uma variedade deste importante alimento.
Mas qual é a diferença do ovo caipira, orgânico ou de granja?
A grande diferença está na qualidade de vida da galinha, que vai interferir nos ovos que ela produz, no sabor, na cor e na textura.
O ovo caipira e orgânico é produto da criação de galinhas em modo natural, ao ar livre, respeitando as necessidades e o instinto do animal, passando inclusive pelo que elas comem.
Os ovos orgânicos são produzidos por galinhas que recebem ração 100% orgânica, sem agrotóxicos, fertilizantes e transgênicos, é proibido usar remédios para acelerar o crescimento. Já as caipiras, a alimentação é toda de origem vegetal.
No caso dos ovos de granja, processo de criação mais difundido no Brasil, as galinhas são presas em uma espécie de gaiola. Para aumentar a produtividade, são usadas técnicas específicas de dieta, com ração balanceada e controle de ambiente.
Quanto a diferença na coloração da casca do ovo, ela é determinada unicamente pela raça da galinha e não a maneira com que ela é criada.
Portanto, faça a sua escolha e aproveite os benefícios em comer ovos.