O Instituto Curitiba de Saúde – ICS reforça, neste início de ano, as medidas de prevenção contra a Covid-19 e o novo vírus da Influenza A (H3N2), para a continuidade dos serviços prestados no centro de saúde, localizado no bairro Rebouças. A decisão decorre do aumento de casos de pessoas com sintomas respiratórios na cidade.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (SMS), os novos casos advêm do efeito do relaxamento das medidas não farmacológicas de proteção por parte da população, como falta do uso de máscaras e higienização das mãos, além da ocorrência de reuniões, eventos e confraternizações sociais presenciais no período das festas de fim de ano.

O ICS lembra que a pandemia ainda não acabou e medidas preventivas fazem-se mais do que necessárias para conter o avanço do coronavírus e outras doenças respiratórias. É importante continuar mantendo o distanciamento social, higienizar de forma constante as mãos e usar máscara (cobrindo nariz e boca) sempre que sair de casa.

Para preservar a saúde dos beneficiários, o centro de saúde, que atende apenas consultas eletivas, restringirá, a partir de hoje (06/01), a entrada de pessoas nas suas dependências que apresentem qualquer sintoma respiratório agudo, como: tosse, coriza/congestão nasal, dor de garganta, perda de olfato/paladar, falta de ar e febre.

Todo beneficiário e prestador de serviços que chegar ao centro de saúde passará por uma triagem para verificar se apresenta algum sintoma de gripe ou Covid-19.

Também fica restrita a entrada de acompanhantes durante as consultas, com exceção para os atendimentos na pediatria, pessoas idosas, ou com alguma deficiência.

Central de Atendimento Covid-19

O canal de atendimento voltado para orientações aos beneficiários foi reativado. Em caso de sintomas respiratórios, com suspeita de estar com Covid-19 ou gripe, o beneficiário pode entrar em contato no telefone 3330-6043. De segunda a sexta, das 13h às 18h.

O atendimento é realizado por profissionais de saúde do ICS. Cada caso é avaliado individualmente e feito os encaminhamentos necessários.

ICS reforça medidas de prevenção e combate à Covid-19 e H3N2