O Instituto Curitiba de Saúde (ICS) realizou nesta segunda-feira, dia 22, o Mutirão da Saúde do Homem. Durante todo o dia, dezenas de beneficiários estiveram na tenda montada na entrada do Centro de Saúde, no Rebouças.

No local foram feitas aferições da pressão arterial, glicemia capilar, peso e medição da circunferência abdominal, além de orientações sobre a saúde da próstata, hábitos saudáveis, fatores de risco e estratégia de prevenção ao câncer.

Para a diretora de Atenção Primária à Saúde e Serviços Sociais (DAPS), Marina Bueno, é preciso enfatizar a promoção da saúde do homem.

“Ainda observamos que os homens se cuidam um pouco menos do que as mulheres. Por isso, o mutirão é uma forma de trazer esses beneficiários para perto da gente e conversar sobre a saúde deles. No Novembro Azul é importante lembrar ao homem que não é só a próstata que importa, mas a saúde dele como um todo” destaca.

A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, de acordo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Hábitos saudáveis, acompanhamento médico e exames de rotina são alguns dos cuidados que devem ser tomados.

Para o beneficiário, José Hamilton Fernandes, que esteve na tenda pela manhã, as orientações repassadas no mutirão foram importantes.

“Valeu a pena vir aqui, porque é uma campanha de conscientização e incentivo ao tratamento da saúde”, disse.

Outro que não perdeu a oportunidade foi o beneficiário, Sebastião Alves de Oliveira. Segundo ele, a prevenção sempre vem em primeiro lugar: “Faz tempo que eu cuido da saúde tomando meus remédios. Tem que se prevenir, porque depois do caso acontecido, não adianta reclamar”, afirma.

Até o final deste mês de novembro, os beneficiários que fazem acompanhamento médico e necessitarem do rastreamento do câncer de próstata, poderão também realizar gratuitamente o exame PSA Total.

ICS realiza Mutirão da Saúde do Homem