O Instituto Curitiba de Saúde (ICS) promove, no dia 22 de novembro, o primeiro Mutirão da Saúde do Homem, direcionado especificamente para esse público de todas as idades. O objetivo da ação é fortalecer a importância do cuidado integral do homem. Entre as atividades programadas estão aferição de pressão arterial, circunferência abdominal, glicemia capilar, peso e orientações sobre saúde da próstata, hábitos saudáveis, autocuidado, fatores de risco e estratégias de prevenção ao câncer.

Para o diretor-presidente do ICS, Tiago Waterkemper, o evento chama a atenção e enfatiza a necessidade de o homem se cuidar melhor. “Estamos marcando presença nas campanhas de prevenção e queremos que os homens participem ativamente de mais essa importante ação. Preparamos o instituto para recebê-los”, disse.

O intuito da ação é de conscientizar os homens e mostrar a importância dos exames preventivos. Durante todo o mês, os beneficiários que fazem acompanhamento médico e necessitarem do rastreamento do câncer de próstata, poderão realizar gratuitamente o exame PSA Total até o final de novembro.

“Atividades como estas são de extrema importância, pois oferecemos orientações sobre diversos temas relacionados à saúde do homem, tendo como objetivo prevenir doenças e promover o bem-estar. Realizar exames periodicamente e buscar informações são alguns dos cuidados básicos”, afirma a diretora de Atenção Primária à Saúde e Serviços Sociais (DAPS), Marina Bueno.

A detecção precoce é uma estratégia utilizada para diversas patologias, com o objetivo de se obter mais chances de um tratamento eficaz. “Queremos chamar a atenção dos homens, principalmente para alterações como dor ou dificuldade para urinar, jato enfraquecido, presença de sangue na urina e problemas de ereção. Tudo isso pode estar relacionado a doenças da próstata”, explica Marina.

O mutirão de atendimento será realizado no estacionamento do Centro de Saúde, no Rebouças, das 8h às 18h.

ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO

Na oportunidade, também serão realizadas a atualização do cadastro dos usuários junto ao instituto. O levantamento do perfil dos beneficiários tem o objetivo de identificar fatores de risco, monitorar e prevenir doenças.

Com a organização das informações, a instituição pretende desenvolver novas atividades de saúde e reforçar programas como PREVENCOR, Programa de Gerenciamento de Casos Crônicos, Obesidade, Feridas, Pós Bariátrica, Mais Vida Menos Tabaco, Gestante Saudável, entre outros.

SERVIÇO

O que: Mutirão da Saúde do Homem

Onde: Centro de Saúde do ICS – Rua Santo Antônio, 400 – Rebouças

Quando: 22 de novembro, das 8h às 18h.

ICS promove Mutirão da Saúde do Homem