5 benefícios do abacate para a saúde

O abacate é um fruto que possui diversos benefícios e muitos estudos acreditam que o alimento chegou ao Brasil no século XVI, num intercâmbio com países da América Central e México.

Considerado um super alimento pelos nutricionistas, ele é rico em fibras, potássio, sódio, magnésio, vitamina A, C, E, K 1, folato, B-6, niacina, ácido pantatênico, riboflavina, colina, luteína, zeaxantina, criptoxantina, fitoesteróis e gorduras monoinsaturada, que ajudam a reduzir os riscos de doenças crônicas.

Suas propriedades podem contribuir para uma pele bonita e hidratada, auxiliar na gravidez, capacidade de memória, prevenção de doenças cardíacas e câncer e combate a prisão de ventre. Destaca-se também a propriedade dele em reduzir o colesterol total e LDL (colesterol ruim) e aumentar HDL (colesterol bom), além de sua ação na diminuição da pressão sanguínea, pois é rico em gordura monoinsaturada e ajuda na prevenção da síndrome metabólica.

As gorduras monoinsaturadas são geralmente boas para a saúde e costumam ser indicadas como possíveis substitutas das gorduras saturadas, de forma a reduzir o risco de hipertensão e doenças cardiovasculares.

ICS Nutrição