Programa e Ambulatório de Feridas

O Instituto Curitiba de Saúde (ICS) disponibiliza a todos os beneficiários, desde maio de 2019, o Programa e Ambulatório de Feridas no Centro Médico, no Rebouças. O objetivo é atender todos os pacientes, portadores de úlceras crônicas, escaras e lesão plantar de pé diabético de uma forma humanizada e especializada.

Composta por médico vascular, médico endocrinologista, nutricionista e enfermeira com especialização em feridas, o programa para promoção da saúde da pele já atendeu 125 pacientes, recuperando lesões de difícil cicatrização. A melhoria da qualidade de vida e reabilitação dos beneficiários com diversos tipos de lesões cutâneas é apenas um dos benefícios do programa.

“Além da aceleração do tempo de cicatrização, o programa também busca prevenir o reaparecimento de novas feridas, a redução dos riscos de complicações, a melhoria do custo-benefício do tratamento e, claro, a reabilitação deste paciente para uma rotina saudável”, afirma a enfermeira estomaterapeuta, Juliane Sindlinger Carraro.

De acordo com a gestora de Atenção Primária à Saúde e Serviços Sociais do ICS, Marina Bueno, os pacientes acometidos por lesões cutâneas que não contam com um tratamento adequado correm o risco de desenvolvimento de infecções e uma piora significativa da ferida.

“Em certos casos, a falta de cuidado de um profissional específico pode ocasionar uma série de complicações clínicas. O objetivo é atender esse paciente de maneira precoce”, afirmou.

COMO PARTICIPAR – Para participar do acompanhamento ambulatorial regular nas áreas de cuidados com feridas, os pacientes devem agendar consulta para avaliação no setor do Núcleo de Atenção à Saúde e pelos telefones: 3330-6092 ou 3330-6088.

Os atendimentos são realizados nas segundas, quartas e sextas-feiras, no turno da manhã.

ICS disponibiliza Programa e Ambulatório de Feridas