Fisioterapia funcional é nova opção para quem é beneficiário do ICS

Fisioterapia funcional no ICS. Curitiba, 10/03/2020. Foto: Hully Paiva/SMCS

Beneficiários do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), o plano de saúde dos servidores da Prefeitura de Curitiba e seus dependentes, contam com mais uma novidade no Centro de Saúde, no Rebouças. O setor de fisioterapia tem agora a opção da fisioterapia funcional com utilização do método pilates.

O novo serviço é oferecido exclusivamente no Centro de Saúde (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 1895 – Rebouças), por isso, o beneficiário não paga coparticipação.

A fisioterapeuta especializada em pilates, Isabella Mattana Bonatti Menengoti, que realiza as atividades, explica que a equipe da fisioterapia do ICS tem observado os pacientes que fazem muitas sessões regulares de fisioterapia.

“Às vezes o beneficiário é um paciente crônico, faz 60, 80 sessões e não progride. A fisioterapia funcional pode ajudar, pois trabalhamos a respiração, o alinhamento, ajudamos a desenvolver a consciência corporal”, diz Isabella, ao citar patologias como a fibromialgia, a lombalgia, a cervicalgia, fraqueza muscular, problemas nos ombros, nos joelhos, dentre os casos nos quais este tipo de atividade pode ajudar. 

A servidora Nilceia Aragão Mariano, que trata artrite reumatoide desde 2013, e já vinha fazendo sessões de fisioterapia por orientação do ortopedista, participa das atividades há alguns dias. “Já senti diferença. As crises me causam muita dor, mas eu me sinto melhor depois das três primeiras aulas”, disse ela que resolveu levar o filho, Vinícius, de 13 anos, que também tem feito a atividade.

Há turmas às segundas e quartas-feiras e às terças e quintas-feiras nos seguintes horários: às 14 horas, às 15h30, às 16h30, às 18 horas. As atividades têm 40 minutos de duração e são realizadas no Auditório Paraná.

Força e Equilíbrio

Além desta opção, os beneficiários contam também com o programa Força e Equilíbrio, que propõe atividades físicas orientadas por fisioterapeutas, em forma de circuito. O treinamento funcional adaptado é definido de acordo com a faixa etária dos participantes, que devem ter a partir de 18 anos.

O Força e Equilíbrio estimula o trabalho cardiorrespiratório e proporciona flexibilidade, condicionamento e resistência. Os horários oferecidos são segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 15h30 e das 15h30 às 16h30. A terceira turma faz as atividades às terças e quintas-feiras, das 9h30 às 10h30.

Para ter mais informações sobre o programa, basta ligar para o Núcleo de Atenção à Saúde (NAS) do ICS. O telefone é 3330-6088.

Fisioterapia Funcional