Tiradentes e a odontologia brasileira

Neste dia 21 de abril, feriado nacional, a data marca a morte de José Joaquim da Silva Xavier, popularmente conhecido como Tiradentes, em 1792.

Reconhecido como herói nacional e um mártir da Inconfidência Mineira, quando a República brasileira foi instalada em 15 de novembro de 1889, Tiradentes também foi dentista, comerciante, minerador, militar, ativista político e participante da Inconfidência Mineira, movimento da época, que lutava contra o domínio português exercido por governadores nomeados no território brasileiro, pelo reino de Portugal.

Apesar de todo seu protagonismo político, a verdade é que a primeira fama dele veio através de uma técnica apurada para a época, de colocar e tirar dentes na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais.

Tiradentes precisou exercer a profissão de dentista logo cedo na sua vida, com o falecimento prematuro dos seus pais. Criado pelo seu padrinho, que era dentista, ali aprendeu muito da profissão que deu jus ao seu apelido tão conhecido.

Por este motivo, Tiradentes é até hoje um dos personagens mais importantes da história da odontologia nacional, sendo um símbolo histórico para a classe.

Revolucionário é a palavra que melhor define Tiradentes, seja na área política ou odontológica.

Feriado Nacional: Tiradentes