O Instituto Curitiba de Saúde – ICS busca sempre aprimorar o atendimento dos beneficiários, mas a ausência em consultas e exames sem qualquer comunicação prévia interfere na efetividade dos serviços médicos prestados pela instituição.

O índice de desistências em toda a rede de atendimento do ICS é de aproximadamente 18% do total de agendamentos. No ano de 2021, mais de 41 mil consultas foram perdidas por pacientes faltosos. No Centro de Saúde do Instituto as desistências não justificadas também são expressivas, chegando a 13% do total de atendimentos.

Por isso, alguns hábitos precisam ser exercidos pelos beneficiários para que o sistema continue a fluir normalmente, sem interferir nos procedimentos de outras pessoas, que sempre são prejudicadas por atrasos e faltas.

Quando o beneficiário não comparece a uma consulta ou exame, impede que outro paciente consiga essa vaga. Portanto, quando não for possível comparecer, é orientado desmarcar a consulta com o máximo de antecedência para que outra pessoa aproveite o atendimento. Quando o atendimento é no Centro de Saúde, o cancelamento pode ser feito pelo aplicativo do ICS, site ou Teleatendimento (3131-6100). Na rede contratada o contato deve ser feito diretamente com o prestador.

Além disso, é importante o paciente se programar para chegar com 15 minutos de antecedência do horário marcado, caso surja algum imprevisto no caminho, ainda tem alguns minutos de folga. Lembrando que quando o beneficiário chega após o horário agendado não é possível dar continuidade no atendimento, pois isso acaba atrasando a consulta do paciente que vem em seguida e reduzindo o seu tempo com o profissional.

Uma dica para não se esquecer do dia da consulta é anotar no calendário do celular e colocar para despertar algumas horas antes do compromisso, colocar lembretes em locais de fácil visualização ou a tradicional marcação na agenda. Outra orientação é utilizar a tecnologia a favor, o ICS conta com aplicativo (disponível nas lojas Google Play e Apple Store), que emite uma notificação 24 horas antes da consulta no Centro de Saúde.

Faltas e Atrasos Interferem nos Serviços Médicos