A área da Odontologia, assim como medicina, conta com diferentes especialidades, o que permite que o profissional se aprofunde em determinadas áreas de atuação na saúde do paciente.

É comum ficar em dúvida na hora de decidir qual profissional buscar atendimento. Por isso, apresentamos hoje algumas especialidades desse campo, para que você encontre o profissional adequado para tratar o seu problema odontológico.

CLÍNICO GERAL
O dentista clínico geral desempenha um papel importante para a odontologia. Por realizar procedimentos mais gerais, costuma ser o primeiro a estabelecer o contato com o paciente. São exigidas desse profissional competência em diversas áreas da odontologia, e é comum que ele seja o responsável pelo diagnóstico e tratamento de problemas e doenças bucais, além de auxiliar em questões relacionadas à higiene.

Alguns dos procedimentos comumente efetuados pela Odontologia Clínico Geral: aplicação de flúor, profilaxia, raspagem de tártaro, remoção de cáries, atendimentos de urgência, restaurações, pequenas cirurgias, ajustes e polimentos de restaurações, orientações de técnicas de higiene bucal.

De acordo com a coordenadora de Supervisão Odontológica, Lilian Helal Ercolin: “Não é dever do dentista clínico geral fazer procedimentos ou cirurgias que envolvam conhecimento em uma área específica da odontologia. Porém, o profissional pode fazer um diagnóstico e, em seguida, encaminhar o paciente a um especialista”.

PERIODONTIA
É a especialidade odontológica que trata dos tecidos do periodonto, ou seja, aqueles que dão sustentação e fixação dos dentes. Seus procedimentos visam prevenir, diagnosticar e tratar problemas e doenças que atingem a gengiva, o ligamento periodontal e o osso alveolar. O especialista dessa área é o periodontista.

Este profissional trata de doenças como a gengivite e periodontite, além de evitar a perda óssea que enfraquece significativamente e facilita a perda do dente. Outro procedimento realizado pelo periodontista é a raspagem, que é uma higienização profunda que necessita, inclusive, de anestesia local para que o processo seja realizado sem intercorrências.

ENDODONTIA
É o campo da Odontologia para tratar condições clínicas relacionadas com a saúde dos canais radiculares e da polpa dentária, ou seja, que cuida da parte interna do canal e as estruturas internas do dente. É a especialidade odontológica popularmente conhecida como “tratamento de canal”. De modo geral, as causas mais comuns para este tipo de procedimento são: dentes quebrados; cárie profunda; dano ao dente, como um trauma forte, seja ele recente ou mais antigo.

Na maioria dos casos, a cárie dentária é a principal causa dos danos pulpares. A cárie progride de tal maneira que alcança a polpa, provocando alterações e lesões irreversíveis, o que gera a necessidade do tratamento de canal. O procedimento consiste na remoção de todas as estruturas inflamadas de dentro do canal, com isso são eliminados os vasos sanguíneos e o nervo, deixando o canal vazio em um primeiro instante.

CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCO-MAXILO-FACIAL
O dentista que atende neste ramo é responsável por procedimentos cirúrgicos para tratar as doenças da cavidade bucal e traumas dos ossos da face, tais como: traumatismos e deformidades faciais (congênitos ou adquiridos), traumas e deformidades dos maxilares, assim como tratar lesões, tumores malignos e benignos da cavidade bucal, doenças de glândulas salivares, realizar biópsias, implantes, enxertos e transplantes.

O especialista faz também extrações mais difíceis de dentes retidos ou comprometidos e de raízes residuais.

Independente da situação, é recomendado ir regularmente ao dentista, já que o profissional aconselhará sobre as melhores técnicas para higienização, uso do fio dental e a saúde bucal de forma em geral.

Conhecer as especialidades e suas principais atuações auxiliam na hora de saber qual profissional procurar e tirar dúvidas em relação a um problema apresentado.

O ICS possui atendimento de odontologia no seu Centro de Saúde e clínicas conveniada. O agendamento pode ser realizado pelo teleatendimento, no número 3131 6100, Portal do Beneficiário ou aplicativo do ICS, disponível no sistema Android e IOS.

Especialidades odontológicas