O Instituto Curitiba de Saúde encerra nesta quinta-feira (08) a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT com participação de grande público.

Durante a semana foram realizadas palestras aos colaboradores com temas variados. Na terça-feira (06), a nutricionista Richelle Gonçalves apresentou sobre “Alimentação Saudável”, dando dicas de bem-estar e alimentos que devem ser evitados. Na mesma data, também aconteceu a palestra de “Organização e foco” com a Coach Marcela Jung.

No dia 07 ocorreu a palestra “Dependência Química: como evitar e principais características”, ministrada por José Augusto Soavinski, do Departamento Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas. Os participantes puderam conhecer um pouco sobre os perigos das principais drogas, suas consequências tanto para os usuários quanto para seus familiares.

Com temas também voltados para a promoção da saúde, os colaboradores participaram na mesma data de apresentações sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, hipertensão e saúde bucal.

No dia 08, último dia da SIPAT, a manhã foi iniciada pelo presidente da CIPA, Carlos Zambiassi, com o tema Prevenção de Acidentes de Trabalho, Procedimentos, EPI e EPC. Em seguida o diretor de Assistência à Saúde do ICS, dr. Omar Barghouthi, falou sobre “O poder do falar e ser compreendido”, abordando o desafio do mundo contemporâneo nas habilidade de ouvir e compreender o outro.

À tarde foi a vez da Maria de Lourdes D’Avila, do Departamento de Saúde Ocupacional da Prefeitura de Curitiba, com o tema “Assédio Moral” e o encerramento com a Dra. Heide, com a palestra sobre “Qualidade de Vida”.

A SIPAT deste ano teve o objetivo de trabalhar a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, preservação da vida e a promoção da saúde do colaborador. A Comissão CIPA 2018/2019 agradece a todos os colaboradores do ICS que contribuíram para o sucesso deste evento.

Encerramento SIPAT 2019