Dicas para um melhor aproveitamento da sua consulta

A consulta médica é um momento importante, tanto para o profissional quanto para o paciente.

Para o médico, é hora de usar seus conhecimentos para entender os problemas apresentados, diagnosticar e oferecer o tratamento mais adequado.

Para o paciente, é a oportunidade ser ouvido, relatar suas queixas, dificuldades, agravamentos, e esclarecer suas dúvidas quanto a sua doença e seu tratamento.

Para a otimização da consulta e ela seja melhor aproveitada por ambas as partes, seguem algumas orientações aos beneficiários:

1 – Horário

Procure chegar com alguns minutos de antecedência do horário marcado. Para isso, é muito importante programar-se para o dia do atendimento. Considere o tempo necessário de deslocamento e saia sempre um pouco mais cedo.

Se você tiver algum imprevisto e não puder comparecer no horário agendado, desmarque a consulta o mais breve possível. Desta forma, outro paciente pode aproveitar o horário deste atendimento.

2 – Confirmação

Ao chegar no ICS, faça a confirmação da sua consulta antes do horário agendado no toten da recepção ou através do aplicativo do ICS – quanto estiver a uma distância de 50 metros do Centro de Saúde. Após, dirija-se diretamente à sala do profissional.

3 – Prepare-se

Procure fazer um resumo do seu problema de saúde antes da consulta. Coloque os fatos em ordem cronológica, do início do quadro até o dia do atendimento.

Faça uma lista de tudo que gostaria de conversar com o profissional.

Separe todos os seus exames recentes para apresentar ao médico e anote os medicamentos que está tomando habitualmente ou tomou durante o período em que esteve adoentado.

4- Pergunte

Durante a consulta, esclareça todas as suas dúvidas. Esse é o momento para compreender o seu diagnóstico e tratamento. Se precisar, anote o que o médico lhe disse ou peça orientações por escrito.

5 – Lembre-se

O resultado do tratamento depende muito de você, de suas informações fornecidas ao profissional , de sua dedicação em tomar a medicação e realizar os cuidados recomendados.

Orientações Covid-19

Devido a pandemia do novo coronavírus, para o atendimento no Centro de Saúde foi necessário algumas adequações para evitar a transmissão da covid-19.

O acesso ao Centro de Saúde está com entrada exclusiva pela Rua Santo Antônio, nº 400. É obrigatório uso de máscara e aferição de temperatura na recepção.

Não está sendo permitida a entrada de acompanhantes, exceto pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção. A entrada de crianças somente com consulta pediátrica agendada e apenas com 1 (um) responsável.

Pacientes sintomáticos, com febre, sintomas respiratórios* e/ou distúrbios gastrintestinais**, pessoas confirmadas para covid-19 ou contato com pessoa confirmada, em isolamento para tratamento da covid-19, orientamos reagendar a sua consulta e, se necessário, buscar hospitais de Pronto Atendimento na rede credenciada.

* Falta de ar, tosse, coriza, dor de garganta e perda de paladar ou olfato

** Náuseas, vômito e diarreia

Centro de Saúde