Neste domingo, 4 de abril, é o Dia Nacional do Parkinsoniano, data que alerta e conscientiza a sociedade sobre a importância do tratamento precoce aos pacientes com a doença de Parkinson.

A doença degenerativa do sistema nervoso central, crônica e progressiva ainda não tem cura e demanda cuidados por toda a vida. Pode se desenvolver em uma faixa etária muito variável, porém o pico de incidência da doença ocorre a partir dos 60 anos.

Os principais sintomas motores são a rigidez nas articulações, tremores, lentidão e desequilíbrio. No entanto, também fazem do quadro manifestações não motores como a depressão, ansiedade e até mesmo distúrbios do sono e humor.

Para diagnosticar o problema é preciso estar atento e procurar auxílio médico, pois a doença pode iniciar antes dos sintomas se evidenciarem. A constatação da enfermidade é feita por exames neurológicos e pela avaliação do histórico do paciente.

Quando a doença é diagnóstica no estágio mais precoce possível, o tratamento pode ajudar no controle. Os procedimentos são adequados para cada caso e envolvem além de medicamentos, suporte multiprofissional e intervenções cirúrgicas para a redução da progressão dos sintomas e qualidade de vida dos pacientes.

Dia Nacional do Parkinsoniano