Mais Vida, Menos Tabaco

No próximo domingo, dia 29 de agosto, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. O Instituto Curitiba de Saúde (ICS) sabe da importância de campanhas como essa e conta com o Programa “Mais Vida, Menos Tabaco”, que a partir de setembro estará de volta à ativa em nossa instituição. Os serviços estavam paralisados devido a pandemia da Covid-19.

O programa criado para a sensibilização e tratamento do tabagismo, traz como benefício à prevenção das doenças relacionadas ao seu uso. A adesão é voluntária e suas ações são acompanhadas por palestras educativas, preventivas, motivação para hábitos saudáveis, atividades individuais e em grupos, pesquisas internas e avaliação de resultados.

A terapia em grupo é a principal ferramenta para o fortalecimento do processo de mudança.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), mostram que 10% dos fumantes chegam a reduzir sua expectativa de vida em 20 anos. Só no Brasil, são 200 mil mortes ao ano em decorrência do tabaco.

Ainda segundo o instituto, o tabaco é responsável por cerca de 90% de câncer de pulmão, em 60-80% para Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), 22% para doenças cardiovasculares, e uma das principais causas de câncer de orofaringe, bexiga, pâncreas, laringe, esôfago, cólon e colo do útero.

ADESÃO AO PROGRAMA – Para se inscrever no programa é necessário que o beneficiário entre em contato com a Diretoria de Assistência Primária à Saúde e Serviços Sociais (DAPS), pelos telefones 3330-6088 ou 3330-6059, ou, presencialmente.

O paciente passará por uma avaliação médica e, se identificado necessidade, encaminhado para participação de grupo terapêutico. Os trabalhos são conduzidos pela médica, Ariane Sayuri Tamura, e conta o auxílio de uma psicóloga durante um período de quatro semanas. A assistência segue metodologia do INCA e preza pelo bem estar do beneficiário.

DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO – A data foi criada por uma Lei Federal em 1986 e tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. Por isso, campanhas contra o tabaco ganham cada dia mais divulgação e força na sociedade.

Dia Nacional de Combate ao Fumo