Dia Mundial do Rim – Vivendo bem com a doença renal

Nesta quinta-feira (11) é comemorado o Dia Mundial do Rim. O evento anual, criado pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e a Federação Internacional de Fundações do Rim (IFKF), busca conscientizar e orientar o paciente com doença renal crônica (DRC) quanto aos próprios sintomas, para que possa participar, de forma mais efetiva, na rotina da vida cotidiana.

Cerca de 10% da população mundial apresenta algum tipo de problema renal e um dos grandes desafios é entender como os pacientes convivem diariamente.

Para pessoas que particularmente fazem hemodiálise, a aderência ao tratamento é o primeiro passo para a conquista de uma vida mais saudável e com qualidade.

A nefrologista do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), Ana Dambiski, explica que a terapia dialítica ainda apresenta um grande estigma, mas com a melhora na tecnologia dos equipamentos, observou-se um tratamento com mais segurança e tranquilidade.

“Quando há o diagnóstico de doença renal, pacientes e familiares reagem com receio da nova vida que haverá de agora em diante, mas ao iniciar o tratamento compreendem e transformam isso em sua rotina, valendo-se dos benefícios e até mesmo fazendo amizades no local de hemodiálise”, disse.

O tratamento exige mudanças na rotina, incorporação de novos hábitos e engajamento do paciente no autocuidado, o que permite uma qualidade de vida melhor.

“O paciente quando começa a terapia ele já observa uma melhora clínica importante, volta a se alimentar bem, adquire massa muscular, mais confiança, voltando a trabalhar e retomando a independência”, explica Dambiski.

Existem vários caminhos que auxiliam o paciente renal. Na dúvida, o melhor a fazer é conversar com o médico.

O beneficiário pode agendar consulta pelo site do ICS ou pelo aplicativo, disponível no sistema Android e iOS.

O teleatendimento também dispõe de equipe preparada para dar informações. O atendimento é feito pelo número 3131-6100, das 6 horas às 22 horas, incluindo fins de semana e feriados.

Dia Mundial do Rim