O Dia Mundial do Diabetes, celebrado no último domingo (14), foi criado em 1991, pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o reflexo do diabetes na saúde e sua mortalidade.

Desde 2006, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou a data e sugere temas anuais, com diferentes enfoques. O tema proposto para este ano é “Enfermeiros e Diabetes” e tem a finalidade de mostrar a importância que o profissional desempenha no dia a dia das pessoas com diabetes. Sua atuação vai desde a orientação, avaliação e educação de pacientes no tratamento da doença até o cuidado de lesões resultantes da enfermidade.

No Instituto Curitiba de Saúde (ICS), a Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS) conta com diversos programas voltados a prevenção, como o PREVENCOR, que tem o objetivo de identificar os possíveis casos de doenças crônicas, como a diabetes e prevenir novos casos ; e o Ambulatório de Feridas, voltado para o tratamento de lesões de pele.

A prevenção continua sendo o melhor caminho e a prática diária de exercícios físicos, alimentação adequada e monitoramento de exames trazem relevantes resultados.

“Incentivamos nossos beneficiários a realizarem diariamente atividade física, a alimentarem-se de forma balanceada e a atualizarem regularmente seus exames”, destaca a enfermeira do DAPS, Juliane Sindlinger Carraro.

Para mais informações, o beneficiário pode ligar para o telefone 3330-6088.

DIABETES MELLITUS

Diabetes Mellitus é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina (hormônio que regula a glicose no sangue), ocasionando desta forma o aumento da glicemia, que ao longo de tempo, pode levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

O Diabetes Mellitus é classificado basicamente em Tipo 1 e Tipo 2.

Tipo 1
• O pâncreas não produz insulina.
• Geralmente é detectado na infância e adolescência.
• Influenciado normalmente por fatores hereditários.
• O sistema imunológico destrói as células beta do pâncreas, que produzem a insulina.
• Para compensar a falta de energia, o corpo começa a queimar gordura e músculos, causando perda de peso.

Tipo 2
• O pâncreas produz a insulina, mas pode estar produzindo em quantidade inferior ao necessário.
• O corpo não absorve a insulina de forma adequada.
• As pessoas podem não apresentar sintomas por muitos anos, já que a condição se desenvolve lentamente ao longo do tempo.
• Causado por sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos alimentares inadequados

Dia Mundial do Diabetes