Dia Mundial da Voz

O Dia Mundial da Voz é comemorado nesta sexta-feira (16). A data foi iniciada no Brasil em 1999 e oficializada a nível mundial a partir de 2003.

O objetivo da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia é promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde.

Responsável pelo bom andamento da nossa voz, o fonoaudiólogo trata e previne lesões das cordas vocais. Outras funções são o aperfeiçoamento da função auditiva e vestibular, da linguagem oral e escrita, da fluência, da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial e de deglutição.

Disfonia é a expressão médica para as alterações ou dificuldades na emissão da voz. Os sintomas clínicos como voz muito baixa ou rouca, podem ser causados pelo uso excessivo nas cordas vocais gerando lesões ou nódulos. Quando a pessoa perde totalmente a voz, a patologia é chamada de afonia.

O Instituto Curitiba de Saúde possui na sua rede credenciada, clínicas, policlínicas, centros de atendimento e consultórios particulares com fonoaudiólogos ao dispor do beneficiário.

Médicos com especialidade em otorrinolaringologia também podem ajudar e diagnosticar, através de exames específicos, algum problema que venha a aparecer com a voz do paciente.

Para amenizar os riscos e até mesmo evitar lesões nas cordas vocais, o indicado é beber água.

Dia Mundial da Voz