Dia Mundial da Obesidade

O Dia Mundial da Obesidade é uma data reflexiva para lembrarmos o quanto o excesso de peso pode ser prejudicial à saúde física e mental das pessoas. Segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2019, 25% da população brasileira adulta foi considerada obesa.
Fisicamente, a obesidade pode desencadear diversas patologias como por exemplo, diabetes tipo 2, doenças cardíacas, hipertensão e acidente vascular cerebral. Além dessas patologias, outro agravante são os transtornos psicológicos. Pessoas obesas sofrem pré-julgamentos que desencadeiam problemas emocionais, especialmente transtorno de ansiedade e depressão.
Em ambas as situações, o acompanhamento médico se faz necessário. Com a medicina caminhando ao lado do paciente, pode-se diagnosticar as causas que levaram o indivíduo a ficar fora dos padrões do Índice de Massa Corpórea – IMC, estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde.
Você sabe como calcular seu IMC?
O Índice de Massa Corpórea é calculado da seguinte maneira: divide-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado.
Exemplo: uma pessoa tem 88kg e 1,70cm
Divide-se 88 por 1,70 x 170
Resultado do exemplo = IMC é 30,44
Aí é só verificarmos na tabela abaixo em qual quadro o indivíduo se enquadra:
MENOR QUE 18,5 ABAIXO DO PESO
ENTRE 18,5 E 24,9 PESO NORMAL
ENTRE 25,0 E 29,9 SOBREPESO
ENTRE 30,0 E 39,9 OBESIDADE
MAIOR QUE 40,0 OBESIDADE GRAVE
Como nosso exemplo ficou em 30,44, ele é considerado obeso.
Que tal agora você calcular o seu IMC atual.
Com o resultado em mãos, procure os médicos endocrinologistas e nutricionistas do Instituto Curitiba de Saúde. Eles ajudarão você a entender melhor esse número e como melhorá-lo.