Dia Mundial da Obesidade

O Dia Mundial da Obesidade é uma data reflexiva para lembrarmos o quanto o excesso de peso pode ser prejudicial à saúde física e mental das pessoas. Segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2019, 25% da população brasileira adulta foi considerada obesa.

Fisicamente, a obesidade pode desencadear diversas patologias como por exemplo, diabetes tipo 2, doenças cardíacas, hipertensão e acidente vascular cerebral. Além dessas patologias, outro agravante são os transtornos psicológicos. Pessoas obesas sofrem pré-julgamentos que desencadeiam problemas emocionais, especialmente transtorno de ansiedade e depressão.

Em ambas as situações, o acompanhamento médico se faz necessário. Com a medicina caminhando ao lado do paciente, pode-se diagnosticar as causas que levaram o indivíduo a ficar fora dos padrões do Índice de Massa Corpórea – IMC, estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde.

Você sabe como calcular seu IMC?

O Índice de Massa Corpórea é calculado da seguinte maneira: divide-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado.

Exemplo: uma pessoa tem 88kg e 1,70cm

Divide-se 88 por 1,70 x 170

Resultado do exemplo = IMC é 30,44

Aí é só verificarmos na tabela abaixo em qual quadro o indivíduo se enquadra:

MENOR QUE 18,5            ABAIXO DO PESO

ENTRE 18,5 E 24,9            PESO NORMAL 

ENTRE 25,0 E 29,9            SOBREPESO 

ENTRE 30,0 E 39,9            OBESIDADE 

MAIOR QUE 40,0             OBESIDADE GRAVE 

Como nosso exemplo ficou em 30,44, ele é considerado obeso.

Que tal agora você calcular o seu IMC atual.

Com o resultado em mãos, procure os médicos endocrinologistas e nutricionistas do Instituto Curitiba de Saúde. Eles ajudarão você a entender melhor esse número e como melhorá-lo.

Obesidade