Dia Mundial da Obesidade alerta para os riscos da doença

Desde 2020, o dia 04 de março é marcado pelo Dia Mundial da Obesidade. A data foi instituída pela World Obesity Federation e busca alertar o público sobre os riscos da doença e chamar atenção para as ações de enfretamento. O lema da campanha deste ano está centrado na mensagem de que “Todos precisam agir”, a fim de sensibilizar as pessoas sobre a importância dos cuidados com a alimentação e a mudança de estilo de vida.

A obesidade já é considerada um dos maiores desafios de saúde pública que o mundo enfrenta atualmente, afetando mais de 500 milhões de pessoas. No Brasil, 25,9% da população adulta encontra-se na condição de obesidade, cerda de 41,2 milhões de brasileiros.

Além disso, 60,8% dos adultos apresentam excesso de peso, o equivalente a 96 milhões de brasileiros. O problema tem afetado também crianças e adolescentes, a estimativa é que 6,4 milhões de crianças tenham excesso de peso no Brasil e 3,1 milhões já evoluíram para obesidade.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é uma doença crônica, recidivante e multifatorial, que pode ser causada por diversos fatores – genéticos, psicológicos, sociais, metabólicos – e, assim como o excesso de peso, aumenta o risco para o desenvolvimento de diversas outras doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares, diabetes, hipertensão, alguns tipos de cânceres, entre outras.

Apesar de origem variada, uma alimentação inadequada e vida sedentária contribuem para o agravamento da condição. Esses números reforçam a importância de promover a prevenção, por meio da educação alimentar, e o tratamento da obesidade.

Segundo a nutricionista do Centro de Saúde do ICS, Richelle Gonçalves, “É importante incentivar alimentação com qualidade e não fazer apenas dietas restritivas. Também é preciso levar em conta as características de cada paciente, suas atividades diárias, idade, sexo e peso, durante o acompanhamento nutricional”.

No ICS é desenvolvido pela Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS) diversos programas de prevenção e promoção da saúde, todos focados no bem-estar e qualidade de vida dos beneficiários. Entre eles, encontra-se o Programa de Tratamento da Obesidade, voltado para o emagrecimento saudável.

O programa é formado por equipe multiprofissional, onde os beneficiários são acompanhados até que os resultados sejam alcançados. “Os pacientes do programa passam por uma reeducação alimentar com acompanhamento nutricional, onde ele consegue uma qualidade de alimentação por muito mais tempo e isso tende a se manter ao longo dos anos” esclarece a nutricionista Richelle.

O beneficiário interessado em aderir ao tratamento pode entrar diretamente em contato com a DAPS, no telefone 3330-6088, e realizar o agendamento de sua consulta de avaliação.

Dia Mundial da Obesidade