Nesta segunda-feira (22), celebramos o Dia Mundial da Água, proclamado em 1992, na Assembleia Geral das Nações Unidas.

O tema deste ano é “Valorizar a água”, e tem como objetivo alertar para as consequências negativas do crescimento populacional, como aumento do seu uso na agricultura e na indústria e das alterações climáticas, afetando diretamente na preservação desse recurso.

Hoje o mercado respeita e valoriza o sistema agroindustrial e fábricas que adotam atitudes que colaborem com uma produção de qualidade, sem excluir a necessidade de preservação dos recursos hídricos utilizados. O armazenamento e utilização da água da chuva, o controle da erosão e irrigação com tecnologias que permitam economia, inspeção de vazamentos e reutilização da água, são atitudes e condutas que colaboram para evitar a escassez.

Trazendo o tema para o âmbito local, nos últimos meses a população paranaense sofreu muito com a falta de água em suas residências. Com os reservatórios atingindo níveis baixos, no final do ano 2020 e começo de 2021, foram adotados pela Companhia Paranaense de Saneamento (SANEPAR) o método de rodízios.

Desde a implantação do revezamento de água nas casas, muitos paranaenses buscaram aderir atitudes simples de economia, como banhos mais rápidos, desligar a torneira ao escovar os dentes, ensaboar todas as louças de uma só vez, limitar o uso da máquina de lavar e reaproveitar a água da mesma, não lavar calçadas com mangueira, evitar e corrigir qualquer vazamento, além de outras atitudes individuais que fazem a diferença no coletivo da população.

Com todos unidos: população, agricultura e indústria, mesmo em períodos de estiagem, é possível sim minimizar os problemas de falta de água, valorizar esse bem precioso e garantir o futuro.

Dia Mundial da Água