ICS destaca atuação dos profissionais da enfermagem


Na foto, as enfermeiras do ICS, Juliane Sindlinger, Barbara Cassimiro, Dayana Silva e Aline Natal.

Nesta quarta-feira (12), comemora-se o Dia Internacional da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, profissionais capacitados para a prestação de assistência ao paciente e suporte ao médico.

Para atendimento aos beneficiários, o Centro de Saúde do Instituto Curitiba de Saúde, no Rebouças, conta com 10 enfermeiros e 22 técnicos de enfermagem, que atuam nos setores de Coordenação de Enfermagem, Supervisão, Ambulatório de Feridas, Núcleo de Atenção a Saúde (NAS), Home Care e Auditoria.

Entre as principais funções da equipe de enfermagem estão a preparação e assistência de pacientes para o atendimento médico, administração de medicamentos, atividades de desinfecção e esterilização, além de cuidados de higiene, conforto e segurança do paciente.

“Trabalhamos de maneira integrada para garantir um atendimento único. Nossa equipe presta todo cuidado necessário na manutenção e melhora da condição de saúde do paciente”, enfatiza a coordenadora de enfermagem do ICS, Aline Francielle Natal.

O setor de enfermagem também é responsável por questões administrativas, como organização e direção dos serviços, supervisão geral, controle de infecções hospitalares, treinamento e capacitação.

COVID-19 – Neste momento da pandemia, profissionais da enfermagem foram desafiados a incorporar novas ferramentas de trabalho, encontrar maneiras de organizar e atender demandas antes inexistentes e garantir a recuperação e reabilitação desses pacientes.

As mudanças e adaptações também foram implantadas em clínicas e consultórios.

“Com a pandemia, toda a categoria utilizou a criatividade, empatia e flexibilidade para organizar os atendimentos. Aqui no ICS pacientes que chegam para consultas eletivas ou serviços administrativos fazem medição de temperatura do lado de fora e são instruídos a manter distância, utilizar máscara e higienizar as mãos”, declara Aline.

Em todo o país, profissionais de enfermagem também contribuem diariamente no processo de imunização contra a doença.

DIA DA ENFERMAGEM – A data foi escolhida em homenagem à Florence Nightingale, nascida em 12 de maio de 1820 e considerada fundadora da enfermagem moderna.

Nightingale socorreu os soldados britânicos na Guerra da Crimeia, no século 19.
Seu trabalho era baseado principalmente nas práticas de higiene, dando extrema importância para a lavagem das mãos e ventilação dos ambientes.

Suas ideias norteiam políticas de saúde pública até hoje.

Dia internacional da Enfermagem