Visita ao oftalmologista é importante em diversas fases da vida

A data 7 de maio é marcada pelo Dia do Oftalmologista, profissional capacitado para examinar, diagnosticar e tratar doenças oculares. A visita regular ao oftalmologista é extremamente importante para crianças, adultos e idosos. Independentemente da idade ou saúde física, manter uma rotina de cuidados contribui para a prevenção de patologias.

“O olho é um dos órgãos mais complexos e delicados do corpo humano e a visão é o mais importante dos sentidos, responsável por mais de 80% das informações que uma pessoa recebe do mundo exterior”, explica a médica oftalmologista do Instituo Curitiba de Saúde (ICS), Ediomara Aleotti.

“Precisamos desmistificar essa ideia de ir ao oftalmologista apenas para prescrição de óculos. Para a prevenção completa de doenças ligadas ao sistema ocular é preciso um checkup anual”, completa a médica.

Consultas regulares ao oftalmologista podem diagnosticar desde erros refracionais (miopia, astigmatismo, hipermetropia), até doenças graves que podem causar cegueira se não diagnosticadas e tratadas precocemente como retinopatia diabética, glaucoma, degeneração macular relacionada a idade (DMRI ).

Muitas doenças sistêmicas podem ter manifestações oculares e em algumas delas o quadro oftalmológico pode ser o primeiro sinal da doença .

Sendo assim, razões não faltam para manter a saúde ocular e incluir na agenda uma consulta a esse profissional.

No Centro de Saúde do ICS, no Rebouças, as consultas podem ser marcadas pelo teleatendimento, no telefone 3131 6100, todos os dias da semana, das 6h às 22h, no aplicativo do ICS, disponível para Android e IOS, e pelo Portal do Beneficiário.

Clínicas e serviços particulares também estão disponíveis na rede credenciada conforme a cobertura do plano contratado.

Dia do Oftalmologista