Dia Nacional do médico Obstetra

Neste dia 12 de abril comemora-se o Dia do Obstetra. Este profissional médico é responsável por conduzir a mulher durante o período de gestação, parto e pós-parto. Além de cuidar da mãe, o obstetra acompanha todo o desenvolvimento do bebê durante a gestação e após seu nascimento.

No período da gravidez, o especialista faz acompanhamento constante em consultas e exames, auxiliando no bom desenvolvimento do processo gestacional. Essa fase é denominada pré-natal, onde o obstetra acompanha o peso da mãe e do bebê, a pressão sanguínea, sinais de inchaços nos pés e nas mãos da mãe, batimentos cardíacos fetais, curva glicêmica que auxilia na detecção da diabetes gestacional e observação das mamas. Além disso, exames laboratoriais como sangue, urina e ultrassonografias contribuem com o trabalho deste profissional no período gestacional.

Mas sem dúvidas o principal papel do obstetra é na hora do parto. O profissional auxilia nesse momento único da vida: o nascimento. O parto pode ocorrer de forma natural ou cesariana e em ambos o obstetra ampara e realiza o procedimento, sempre prezando pela humanização.

Para isso a capacitação é indispensável, pois o parto pode ocorrer de forma simples ou ter complicações e nesta hora toda a habilidade e anos de estudo do obstetra entra em ação para garantir um bom nascimento da criança, independentemente da situação.

Dia do Obstetra