Saiba a importância desse profissional

Nesta terça-feira, dia 31 de agosto, comemora-se o Dia do Nutricionista, profissão de extrema importância para nossa saúde, mas relativamente nova no Brasil, visto que foi regulamentada apenas em 1967.

O nutricionista pode atuar em várias áreas, seja ambulatorial ou clínica. Mas a atuação deste importante profissional de saúde vem se expandindo cada vez mais e sua presença é constante em equipes esportivas, indústrias alimentícias, espaços gastronômicos e outros locais que necessitem das orientações.

O Instituto Curitiba de Saúde (ICS) disponibiliza diversos profissionais de nutrição para atendimento aos beneficiários. Todos engajados em agregar a cadeia médica, que compõe nossa instituição.

No Centro de Saúde, o ICS conta com duas nutricionistas: Richelle Gonçalves e Marilise Gois. Ambas integram o “Programa Vida Saudável”, que visa o acompanhamento do beneficiário com nutricionista, endocrinologista e clínico geral.

“Uma alimentação saudável, rica em micro e macro-nutrientes, minerais e vitaminas faz as pessoas terem um aporte nutricional melhor para prevenir diversas doenças, como diabetes, pressão alta, câncer e doenças hepáticas, por exemplo”, explica Richelle.

Outro ponto que merece destaque é que os nutricionistas não devem ser procurados só por pessoas que buscam emagrecimento, como a maiorias das pessoas pensam. O momento ideal para uma consulta é quando o paciente identificar que sua alimentação precisa ser melhorada.

A busca por um especialista é quando as refeições estão fora de ordem, sem rotina, planejamento, alto consumo de fast food, alimentos industrializados ou exames com alterações.

A orientação dos nutricionistas é fazer as pessoas entenderem que precisam se alimentar de comidas ricas de verdade: alimentos vindos da natureza como frutas, verduras, carnes e cereais que são à base da alimentação saudável.

O alimento saudável não precisa ser caro, mas sim de fácil acesso e também não devemos colocar calorias vazias para dentro do organismo. Este, sem dúvida, é o principal legado dos nutricionistas.

Dia do Nutricionista