Dia Nacional do Neurocirurgião

Nesta quarta-feira (14) é comemorado o Dia Nacional do Neurocirurgião. A data é uma homenagem ao médico Paulo Niemeyer, que nasceu em 1914. Niemeyer não foi o primeiro neurocirurgião do país, mas se destacou por trazer modernidade para as técnicas utilizadas na especialidade.

Neurocirurgião é o médico com especialidade em cirurgia do sistema nervoso central e periférico, incluindo o cérebro, a coluna e todas as ramificações nervosas. Sua diferença para o neurologista é que ele atua na cirurgia, enquanto o outro no diagnóstico e tratamento convencional.

Normalmente as pessoas que procuram um médico neurocirurgião são encaminhadas por um clínico geral, neurologista ou ortopedista. A atuação acontece em cirurgias para tratamento de aneurismas cerebrais, hidrocefalia, tumores cerebrais e traumas cranianos, provocados por acidentes de trânsito ou domésticos, por exemplo.

Por conta da abrangência e sua importância na busca de salvar vidas, o neurocirurgião é peça chave em plantões médicos de hospitais e prontos-socorros, atendendo adultos e crianças.

Dia do Neurocirurgião