Descasque mais, desembale menos e ganhe saúde

Nesta quarta-feira (31) é o Dia da Saúde e Nutrição, data que faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde e tem o objetivo principal de conscientizar a população sobre a importância do tema e os benefícios dos nutrientes que ingerimos.

A ideia é alertar as pessoas para que prestem atenção no que estão consumindo e realizem uma mudança de hábito que traga qualidade na alimentação diária.

Para a nutricionista do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), Richelle Gonçalves, o ideal é orientar a população para o consumo de alimentos menos processados.

“Uma boa alimentação está diretamente ligada ao processo de descascar mais e desembalar menos. É importante buscar cada vez mais alimentos in natura, para se ter um aporte nutricional necessário”, afirma a especialista.

A alimentação de produtos vindos da natureza ajuda o organismo numa maior absorção de vitaminas, de macro e micro nutrientes, selênio, zinco, potássio e cálcio, por exemplo.

No atual contexto de pandemia, a relação saúde e nutrição é também de extrema importância, ajudando a melhorar o fator imunológico para enfrentar o novo coronavírus e outras doenças como gripes e resfriados.

“Estamos passando por um período em que as pessoas estão em casa e cozinhando muito mais. Essa mudança trouxe uma qualidade melhor na alimentação. Antes biscoitos, salgadinhos e chocolates eram muito mais consumidos no ambiente de trabalho”, afirma a nutricionista.

A alimentação saudável também auxilia na prevenção de outras doenças como diabetes, pressão alta, gastrite, alterações intestinais e tratamento de câncer. A interação de uma refeição balanceada com determinados medicamentos traz maior eficácia e segurança nos tratamentos.

Dia da Saúde e Nutrição