Devo adiar consultas e exames de rotina?

Desde o início da pandemia, o Brasil vem adotando ações para prevenção do novo coronavírus e isso tem mudado a rotina de cuidados com a saúde de toda a população. Evitar aglomerações e praticar o isolamento social tem sido uma das principais medidas para a redução da disseminação do vírus.

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) recomendam que consultas, exames e cirurgias, que não sejam de urgência ou emergência, sejam adiadas. A orientação tem como objetivo priorizar o atendimento de pacientes infectados pelo novo coronavírus, assim como evitar a contaminação por idas aos hospitais e locais de saúde.

Por este motivo, o ICS também recomenda aos beneficiários do plano de saúde, que apesar da rede credenciada estar atendendo normalmente, o paciente aguarde para agendar consultas e exames quando o caso não for grave e for possível prorrogar a ida ao médico.

A recomendação visa incentivar as pessoas a não saírem de casa e evitar circularem em clínicas e consultórios, para que não se exponham ao risco desnecessário de contaminação.

Além disso, a orientação geral é que os beneficiários não procurem o Pronto Atendimento, a não ser que seja extremamente necessário.

Em caso de dúvidas se deve ou não buscar o atendimento, o beneficiário pode ligar ao call center do ICS nos telefones 3330-6043 e 3330-6063, das 9h às 17h, onde irá receber orientações médicas adequadas.

O Instituto criou a central de atendimento para funcionamento exclusivo durante período de pandemia, para esclarecer dúvidas dos beneficiários sem necessidade de deslocamento até o Centro de Saúde. Oito médicos do ICS foram escalados para atender diariamente as ligações.

Neste momento de pandemia, é muito importante que todos tenham consciência de nossa responsabilidade no combate ao coronavírus. Evitar sair de casa, exceto em caso de real necessidade, é uma medida essencial para diminuir a disseminação do vírus.

Coronavírus