Máscaras para prevenção da Covid-19 também precisam de cuidados especiais

As máscaras usadas diariamente na prevenção da Covid-19 não podem ser acomodadas ou descartadas em qualquer lugar. As duas opções exigem cuidados para evitar contaminação e ajudar a preservar o meio ambiente.


As máscaras descartáveis mesmo que usadas de forma preventiva, devem ser destinadas ao lixo do banheiro, que segue para a coleta do lixo comum. A orientação é do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, que elaborou um protocolo específico para o momento atual, disponível no site da Prefeitura: https://mid.curitiba.pr.gov.br/2020/00297198.pdf


Já máscaras de tecidos, são reutilizáveis e podem ser usadas até os primeiros sinais de desgaste. Quando precisarem ser descartadas, devem seguir as mesmas normas das outras.


No processo de limpeza, é preciso retirar a máscara após a lavar as mãos, remove-la pelos elásticos, evitando tocar no tecido, e se possível colocar para lavar em seguida, separadamente de outras roupas.


Seja descartável ou de tecido, cada pessoa deve ter suas máscaras de uso exclusivo.


SUSPEITA OU CONTAMINAÇÃO – Pessoas com suspeita ou contaminação confirmada da Covid-19 também devem descartar todos os seus resíduos, incluindo os recicláveis, para a coleta comum. Em sacos resistentes, com 2/3 da capacidade;


Cada cidadão deve estar atento aos dias e horários em que os caminhões passam para coleta em suas casas. A consulta pode ser feita no site www.coletalixo.curitiba.pr.gov.br.

Como descartar as máscaras?