Equipe do ICS recebe treinamento sobre reanimação cardiopulmonar

Profissionais de saúde do ICS participaram nesta segunda feira (28) de treinamento prático de Reanimação Cardiopulmonar (RCP). O evento foi realizado em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da Prefeitura de Curitiba, sob coordenação da médica socorrista Vivianne Cristina Santos e do enfermeiro socorrista Márcio Roberto Muniz.

Os médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e dentistas do ICS receberam orientações, através de simulações do cotidiano, de como reconhecer os sinais de parada cardiorrespiratória e como realizar as manobras de reanimação.

Doenças cardiovasculares são a principal causa de óbito no Brasil. Estima-se que pelo menos 30% da população têm chances de apresentar uma parada cardiorrespiratória ao longo da vida. Ela costuma ocorrer de forma súbita e imprevisível. Cerca 90% das pessoas vítimas de parada cardíaca morrem antes de chegar ao hospital.

O socorrista Muniz ressalta que o atendimento rápido aumenta significativamente as chances da pessoa. “O espaço de tempo em que o socorro é acionado e ter alguém treinado que possa iniciar a abordagem pode fazer a diferença na sobrevida do paciente”.

A capacitação teve o objetivo de atualizar e aprimorar as habilidades técnicas dos profissionais do Centro de Saúde sobre os procedimentos em situações de urgência e emergência, trazendo mais segurança a todos os beneficiários e colaboradores que circulam diariamente na instituição.

Capacitação