Câncer de próstata e saúde do homem são temas de conversas com servidores

Palestra do Novembro Azul no ICS. Curitiba, 19/11/2019. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Servidores do Instituto Curitiba de Saúde (ICS) participaram, nesta terça-feira (19/11), no auditório do Instituto, no Rebouças, de duas importantes palestras sobre saúde do homem. A programação foi preparada para lembrar o Novembro Azul, movimento que divulga, neste mês, a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O jovem Diego Martinez da Silva, 25 anos, trabalha na área de informática no ICS e gostou de ter participado.

“Toda informação é importante, mesmo quando somos jovens. Muita gente não leva a sério, eu mesmo conheço pessoas que tiveram câncer de próstata”, declarou Diego.

Esta foi uma das reflexões que o urologista Nageib Mamedio Bark convidou os participantes a fazer. “Aposto que todos aqui conhecem alguém que teve alguma doença na próstata”, enfatizou ao observar a importância de os homens fazerem exames preventivos anuais, a partir dos 40 anos, mesmo sem ter qualquer sintoma.

Próstata não é só câncer

“Os problemas da próstata surgem gradativamente, ao longo da vida. Em algum momento vamos ter algum tipo de alteração e o câncer não é a única doença”, alertou. “No caso de câncer, se identificado na fase inicial, o paciente pode recuperar, ter uma vida normal”, declarou.

O médico Alan Christian Niemies também falou aos participantes, mas sobre aspectos gerais da saúde masculina, como a importância dos exercícios físicos, as consequências do tabagismo, a importância do acompanhamento psicológico quando necessário e a vacinação após os 60 anos.

De acordo com Alan Niemies, nesta faixa etária, é preciso observar se estão em dia vacinas como Hepatite B, Dupla do Adulto (Difteria e Tétano), Febre Amarela, Influenza, Pneumocócita e Herpes zoster.

Roda de conversa: Saúde Bucal

Na próxima sexta-feira (22/11), os servidores poderão participar de uma roda de conversa no auditório da Rua da Cidadania Matriz. A atividade faz parte do programa Saúde do Homem, desenvolvido pelo Departamento de Saúde Ocupacional da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal. O tema principal será Saúde Bucal.

As inscrições devem ser feitas pelo portal Aprendere.

Novembro Azul