Alongamento, atividades cognitivas de estímulo a memória e artes são algumas atividades oferecidas gratuitamente

O Instituto Curitiba de Saúde (ICS) retomou nesta quarta-feira (10) as atividades do Programa “Boa Vida”, para beneficiários da terceira idade.   Coordenado pela Diretoria de Atenção Primária à Saúde e Serviços Sociais (DAPS), as ações estavam suspensas por um longo período devido à pandemia da Covid-19.

O programa oferece gratuitamente orientações de saúde, atividades cognitivas de estímulo a memória, alongamento, artes, lazer, entre outras ações com o objetivo de promover o envelhecimento saudável.

“Estamos aos poucos retomando nossas atividades dentro do ICS com toda a segurança necessária e é com muita alegria que recebemos nossos beneficiários da terceira idade. Agora neste início estamos planejando as atividades, escutando as demandas dos participantes e informando algumas novidades, como a criação da diretoria de atenção primária, a DAPS”, disse o diretor-presidente do ICS, Tiago Waterkemper.

O retorno, tão aguardado pelos idosos, foi decidido após os participantes já estarem vacinados. Também foram analisados novos métodos de trabalho, observando todos os protocolos sanitários para garantir a participação do grupo de maneira dinâmica e segura.

As atividades são essenciais para a saúde física, mental e para o bem-estar dos frequentadores. Além disso, incentiva a socialização do idoso contribuindo de forma significativa no processo de envelhecimento.

“Em 2025, o Brasil vai ser o sexto país com o maior número de idosos, a estimativa é de 31 milhões. Esses números mostram a importância desse público na sociedade e dentro de suas famílias. Por isso, o instituto tem como foco ofertar qualidade de vida e promoção de saúde”, afirma a diretora da DAPS, Marina Bueno.

Participantes comemoram retomada

A reabertura do programa era mais do que esperada e foi celebrada com a apresentação d e novos membros na equipe, a maneira em que os trabalhos serão desenvolvidos e o depoimento dos idosos durante o período da pandemia.

De acordo com Filomena Maciejewski, de 73 anos, é uma grande emoção estar de volta.

“Para mim está sendo muito bom, porque depois dessa pandemia pelo menos a gente tem um motivo para sair de casa. Vamos ver o que o programa apresenta de bom para a gente”, disse.

Frequentadora do programa desde sua criação, em 2003, Maria Ramos Eisfeld, 89 anos, disse que estava com saudade das atividades.

“Estava contando os dias e meses para a gente voltar. Estava com muita saudade de tudo. Isso aqui é muito bom, faz bem para a saúde. Estou muito feliz e ansiosa para começar”, declarou.

Para a retomada das atividades, os idosos foram separados em duas turmas. Os demais participantes reúnem-se na próxima semana.

Quer fazer parte dessa atividade oferecida pelo ICS?

Para participar das atividades de saúde e bem-estar é necessário ter mais de 60 anos.

Interessados podem entrar em contato com a Diretoria de Atenção Primária à Saúde e Serviços Sociais (DAPS) pelo telefone 3330 6088. A diretoria fica no andar térreo do Centro de Saúde do ICS, na Rua Santo Antonio, 400, no Rebouças.

As vagas são limitadas e se deve a necessidade de respeitar os protocolos de saúde e distanciamento social.

ICS retoma atividades com o grupo da terceira idade