Aveia: Benefícios e maneiras de consumir

No Brasil, é tradição as pessoas começarem o dia consumindo no café da manhã o tão conhecido pãozinho.  Mexer em herança cultural sempre tem obstáculos, mas você já pensou em incluir em algumas vezes na semana ou todos os dias a aveia na sua alimentação?

Antes dessa mudança, precisamos conhecer o que é a aveia. Este cereal rico em fibras pode ser encontrado na forma de farelo, flocos ou farinha.

Além das fibras, o cereal contém ferro, cálcio, magnésio, zinco, potássio, fósforo, cobre, manganês, vitaminas, carboidratos e proteínas. Por conter todos esses elementos, a aveia é um dos cereais mais saudáveis e pode ser incluída em quase todos os tipos de dietas, mesmo em casos de diabetes, uma vez que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. 

Um dos grandes benefícios em consumir aveia é porque o cereal é rico em um tipo específico de fibra: a beta-glucana, que diminui os níveis de colesterol no sangue, reduzindo também o risco de doenças cardiovasculares graves, como infarto ou acidente vascular cerebral (AVC).

Estudos comprovam que a aveia também ajuda na prevenção de câncer do intestino. Como ela é rica em fibras, evita a prisão de ventre e faz com que o órgão trabalhe constantemente eliminando muitas toxinas maléficas ao organismo.

Com tantas qualidades exemplificadas, incluir aveia na alimentação pode ser sim, o início de uma vida mais saudável.

Algumas sugestões de consumo são aveia com frutas, mingau de aveia, iogurte com aveia e até mesmo acrescentar o cereal na preparação de pães, bolos, tortas e panquecas cuja receita ganhará mais fibras.

O que você achou dessas informações e ideias para incluir esse nutritivo cereal na sua primeira refeição do dia?

A aveia é poderosa, eficiente e um dos melhores alimentos para o café da manhã.

Benefícios da Aveia