Beneficiários participam de palestra sobre dependência química no Dia Mundial da Saúde Mental

Os participantes do programa Boa Vida, beneficiários e colaboradores do Centro de Saúde do ICS participaram, na tarde desta quinta-feira (10/10), de uma palestra sobre dependência química em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental.
O tema foi debatido pelo especialista José Augusto Soaviski, do Departamento Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas (DEPSD) da Secretaria da Segurança Pública, que há mais de duas décadas se dedica à luta contra as drogas.
O encontro fazia parte da programação do Boa Vida, programa coordenado pelo Núcleo de Atenção à Saúde (NAS), que desenvolve atividades com beneficiários com idade a partir dos 60 anos.
Soavinski ressaltou a importância da família de conversar sobre o assunto como uma forma de prevenção ao uso das drogas, e que os avós tem um papel fundamental na relação com os netos.
“Normalmente os avós são os primeiros a identificar os sinais de mudança de comportamento dos jovens”.
O palestrante também contou aos presentes a sua experiência pessoal com a dependência química do filho, e de como o uso de drogas afeta não apenas o usuário, mas todas as pessoas do seu convívio familiar.
Foi nesse momento de dor que Soavinski conheceu a Pastoral da Sobriedade e passou a ministrar palestras em escolas e empresas para falar sobre prevenção e tratamento ao uso de drogas.
Em sua palestra, Soavinski enfatiza a valorização da vida e usa de bom humor e canções para falar do amor. “Um dependente químico precisa de muita ajuda, mas também de muito amor.” E finaliza com a mensagem: “Jamais prive uma pessoa de ter esperança”.