ICS avança na promoção da saúde dos beneficiários

O ano de 2021 foi marcado com o avanço na promoção da saúde dos servidores municipais e seus familiares. A Prefeitura de Curitiba, através do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), vem trabalhando para inovar o sistema e fortalecer o relacionamento com os beneficiários.

Com desenvolvimento organizacional e integração na prestação de serviços, o instituto fecha o primeiro ano desta nova gestão com a implementação de novas políticas de trabalho, criação de serviços voltados à assistência à saúde e mudanças que visam dar mais transparência à gestão e proporcionar melhoras no atendimento. A instituição também ganhou uma identidade visual atualizada e um mascote, batizado pelos próprios beneficiários de “Nino”.
“O ICS está inovando para garantir um atendimento de excelência. Tem muita coisa nova que ainda vem pela frente”, explica o diretor-presidente do ICS, Tiago Waterkemper.

Segundo Ilana Lerner, diretora do Instituto Jaime Lerner, a instituição deve ter orgulho do trabalho que exerce. Sua mãe e seu pai, o arquiteto e urbanista Jaime Lerner, foram beneficiários do instituto durante toda a vida.

“A gente sempre se sentiu muito seguro em ter o ICS por trás das questões de saúde dos nossos pais. O agradecimento que eu e minha irmã temos por essa instituição, não existem palavras que possam mensurar. O ICS tem o melhor plano de saúde de servidores públicos do mundo. A minha gratidão é eterna”, afirmou.

MAIS PREVENÇÃO
Com foco na prevenção de doenças, foi criado a Diretoria de Atenção Primária à Saúde e Serviços Sociais, que trabalha com o diagnóstico, tratamento e reabilitação de saúde individual e coletiva dos mais de 77 mil beneficiários do instituto. Além de reforçar programas como Prevencor, Obesidade, Mais Vida Menos Tabaco, Gestante Saudável, entre outros. Também está em andamento o programa Cuidado Integral, que tem o objetivo de auxiliar, juntamente com equipes de home care, pacientes que estiveram internados em ambientes de cuidados intensivos nos últimos 06 meses.

“Quando se fala em atenção primária à saúde entende-se que é a forma de tratar da saúde das pessoas, evitando a incidência de doenças. A nova diretoria é um filtro capaz de organizar as necessidades do beneficiário, focando na saúde e não na enfermidade”, esclarece o diretor-presidente.

A Josiane Déa Brandalize, de 56 anos, é beneficiária do plano de saúde e acredita na importância da prevenção. “O ICS é um dos únicos planos de saúde que eu conheço que possui essa proposta”.

A proposta em dar prioridade à prevenção de doenças também passa pelo levantamento do perfil epidemiológico dos beneficiários; criação do Programa ONCOVIDA, para assistência ao paciente em tratamento de câncer através de serviço exclusivo do Centro de Saúde; reestruturação do Programa de Assistência ao Beneficiário com Deficiência – PABPD para ampliar a oferta do tratamento com terapias especiais aos pacientes inscritos; a contratação de profissionais das especialidades mais procuradas, como cardiologia, neurologia e reumatologia; parcerias firmadas com a rede credenciada para facilitar e manter os exames dos beneficiários em dia; e a elaboração de mutirões da saúde, com diversas ações para alertar sobre a importância do autocuidado, prevenção e realização de exames de rotina.

“Novos programas de prevenção também estão sendo projetos para 2022” afirma Tiago Waterkemper.

ATENDIMENTO AO BENEFICIÁRIO
Com o intuito de melhorar ainda mais o serviço de atendimento, foi criada a Central de Relacionamento ao Beneficiário, que incorporou o departamento de Gestão de Carteiras e agora centraliza alguns serviços na intenção de oferecer maior comodidade aos usuários do plano de saúde. O setor está atendendo há alguns meses em novo espaço, localizado na parte externa do Centro de Saúde. A mudança deu agilidade aos serviços, uma vez que não há mais necessidade de entrar nas dependências do centro médico para acessar o departamento.

O prédio também passa por uma reestruturação completa para atender os servidores públicos e seus familiares de forma mais efetiva. Foi inaugurado o novo auditório Beneficiário Jaime Lerner, e a disponibilização do estacionamento privativo para os beneficiários.

“Essa entrada pela rua Santo Antonio ficou muito boa. Eu uso sempre o estacionamento e facilitou bastante o acesso dos beneficiários, até para pessoas que tem alguma dificuldade de locomoção” afirmou Josiane.

MAIS INOVAÇÃO
O uso da tecnologia também foi implantado no instituto. Neste ano os pacientes tiveram a opção de liberação de exames por meio do whatsapp. O beneficiário encaminha uma foto da guia de solicitação médica, o nome completo e o número da carteirinha e aguarda a autorização do exame, acompanhando pelo Portal do Beneficiário ou aplicativo.

A servidora Evellin Suellin Gonçalves da Cruz, de 31 anos, é beneficiária do ICS e aprova a nova ferramenta. “Eu já fiz a liberação de exames por telefone e foi extremamente rápido. Cheguei no laboratório e em poucos minutos a guia estava liberada. Nós estamos caminhando para o uso dessas tecnologias no nosso dia a dia e essas melhorias são necessárias”.

Outra novidade, foi o lançamento de vídeos com dicas simples de saúde infantil. Intitulado “Escolinha ICS”, o material é produzido com profissionais da pediatria, nutrição, odontologia, entre outras áreas da saúde, para levar conteúdo de forma lúdica e didática.

De acordo com a pediatra do ICS, Gislaine Blum, o conteúdo educativo é voltado para a rotina de pais e filhos.

“O que estamos abordando nesses vídeos faz parte de diversas consultas. Nós não temos a pretensão de substituir o consultório. Muito pelo contrário: desejamos ser um complemento para levar informações e sanar dúvidas que pais e crianças apresentam nesta fase”, ressaltou a médica.

O acesso aos vídeos é feito pelo site do ICS, redes sociais e canal do Youtube, onde também é possível obter outros materiais destinados aos beneficiários.

MAIS TRANSPARÊNCIA
O instituto também investiu no desenvolvimento organizacional, através de iniciativas que visam dar mais celeridade e transparências às ações.

Esse processo se deve a criação, pela primeira vez na história da instituição, de um Regimento Interno, Código de Ética e Conduta, Canal de Denúncias, Regulamento de Compras e entre outras políticas de trabalho.

Além disso, o ICS tornou-se a primeira instituição do Estado do Paraná, e uma das primeiras do Brasil, a atender e utilizar integralmente todas as exigências da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021), aprimorando os controles internos e evitando desperdício de recursos públicos.

MAIS SUSTENTABILIDADE
O ICS adotou uma gestão em favor do desenvolvimento sustentável e em março deste ano foi a mais nova instituição a aderir aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O termo de compromisso foi assinado pelo diretor-presidente da instituição, Tiago Waterkemper. As metas globais definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento sustentável são compostas por um conjunto de 17 objetivos que devem ser cumpridos até 2030.

Balanço ICS 2021