O balanço de atendimentos do primeiro semestre de 2022, no Centro de Saúde do Instituto Curitiba de Saúde – ICS fechou com números positivos e só não foi ainda melhor, porque o índice de faltas e desistências, sem aviso prévio foi significativo.
No total foram ofertadas no primeiro semestre, 104.163 vagas de atendimento aos beneficiários, com comparecimento de 92.231(88,54%).
Estes atendimentos foram distribuídos da seguinte maneira:
Atendimentos médicos ofertados: 66.065. |
Comparecimento: 58.821 (89,04%). |
Faltas: 7.244 (10,96%). |
Atendimentos odontológicos ofertados: 16.594. |
Comparecimento: 15.188 (91,53%). |
Faltas: 1406 (8,47%). |
Atendimentos terapias de apoio ofertados (fisioterapia, fisioterapia/avaliação, fisioterapia/funcional, acupuntura, drenagem linfática, nutrição, nutrição/teleconsulta, nutrição/pediatria, psicologia, psicologia/cuidado integral, psicologia/oncovida e serviço social: 20.682. |
Comparecimento: 17.477 (84,50%). |
Faltas: 3.205 (15,50%). |
Vagas ofertadas Serviços/Diagnose: 822. |
Comparecimento: 745 (89,66%). |
Faltas: 77 (9,37%). |
Absenteísmo
Não comparecer às consultas médicas, exames ou outros procedimentos agendados sem qualquer comunicação prévia é um problema que interfere na efetividade dos serviços de saúde da rede privada e pública.
Conhecido como absenteísmo, essas ausências em datas e horários previamente marcados podem acarretar problemas para a continuidade do cuidado do paciente, o impedimento de outro beneficiário em conseguir uma consulta e a perda financeira para todo o sistema.
A orientação do ICS é para que os pacientes cheguem alguns minutos antes do horário marcado, e caso surja algum imprevisto ou impossibilidade de comparecimento, desmarque o agendamento o mais rápido possível, de preferência com 24 horas de antecedência. Desta forma, a vaga poderá ser aproveitada por outro beneficiário que esteja precisando daquele mesmo atendimento.
O aplicativo do ICS (disponível nas lojas Google Play e Apple Store) emite uma notificação 24 horas antes da consulta agendada no Centro de Saúde ICS para lembrar o paciente do atendimento. Se não for viável comparecer na consulta, é possível cancelar diretamente pelo aplicativo.
Outra ferramenta que também facilita o agendamento e cancelamento de consultas é o Portal do Beneficiário: www.ics.curitiba.org.br/Beneficiario