Novos planos para servidores e dependentes ampliam atendimento do ICS

Aniversário de 20 anos do ICS, com a presença da presidente Dora Pizzatto, a secretária da Saúde, Márcia Huçulak, e a vereadora Julieta Reis. Curitiba, 11/07/2019. Foto: Pedro Ribas/SMCS

O Instituto Curitiba de Saúde (ICS) lançou 13 novas modalidades de planos de saúde em 2019. A medida atendeu a segmentos que ainda não tinham o benefício. Este é o caso, por exemplo, dos empregados públicos, como agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Pela primeira vez, eles têm esta opção para si e para seus dependentes – cônjuge e filhos menores de 18 anos.

Os novos planos atraíram mais de 3.100 novos beneficiários ao longo de 2019.

O custo do plano para os agentes é dividido entre cada um e a Prefeitura de Curitiba, assim como é feito com os servidores. O desconto é de 3,9% sobre o vencimento, sem importar o número de dependentes. O município paga mais 3,9% ao ICS. A adesão não é obrigatória.

Agora, há ainda planos para os filhos, netos, genros e noras dos servidores que tenham de 18 a 33 anos. Os servidores têm a possibilidade de internamento em apartamento (Plano Apartamento), em vez de ambulatório.

Os colaboradores celetistas do ICS também podem aderir ao plano. Estas novas possibilidades são pagas separadamente, sem a participação da Prefeitura na divisão do custo.

Em todos os planos é oferecido atendimento médico, hospitalar com obstetrícia e odontológico.

Bom para todos

Os novos produtos são muito bons para os beneficiários, pois têm preços competitivos. Além disso, as ampliações ajudam a reduzir o déficit do Instituto que, ao longo do tempo, teve um descompasso entre receitas e despesas.

“Demos um novo e importante passo com os novos planos. Eles são bons para os novos beneficiários, mas também para os antigos, pois estamos aprimorando a qualidade dos nossos serviços, modernizando a nossa estrutura”, declara a presidente do Instituto, Dora Pizzatto.

Ao longo do ano em que foram comemorados os 20 anos do ICS, houve otimização das equipes, contratação de novos médicos para o Centro de Saúde para aumentar a oferta de consultas em especialidades como reumatologia, cardiologia, neuropediatra, pneumopediatria, endocrinologia e neurologia.

A sede do Instituto foi reformada e modernizada, a odontologia reformulada e os colaboradores requalificados. Os prontuários eletrônicos disponíveis nos atendimentos no Centro de Saúde foram aprimorados e concentram importantes informações sobre os pacientes. Os dados são inseridos pela equipe da nova Sala de Avaliação de Enfermagem.

Agilidade

Para reduzir faltas e remarcações de consultas de forma indiscriminada, critérios foram definidos para o agendamento de consultas. O aplicativo do ICS ajuda a otimizar os horários disponíveis, facilitando o agendamento e o cancelamento prévio da consulta.

Para preservar os bons prestadores de serviços, a qualidade dos profissionais é verificada de forma permanente, com base nos registros na ouvidoria do ICS.

O Centro de Saúde ficou mais seguro para quem frequenta o espaço ou trabalha na unidade. Novos protocolos de segurança foram implementados, com a modernização das catracas e implantação de câmeras de segurança.

O site do ICS ganhou novo layout e permite agora a emissão de guias e liberações de consultas de emergências e internamentos.

Fácil perceber a mudança

Beneficiários como a professora aposentada Sonia Regina Oliveira Borges Nadovich, de 68 anos, percebem as mudanças. “O setor de fisioterapia melhorou muito do tempo que eu vinha. Hoje tem mais aparelhos e bons profissionais. Agora nós temos a atividade física que ajuda na saúde e na socialização, porque quando nos aposentamos sentimos falta de encontrar novas pessoas”, conta Sonia que está aposentada há três anos.

Ela diz que em 2019 começou a participar do programa Boa Vida, voltado aos que têm mais de 60 anos. “Todo encontro tem um tema diferente e as palestras são muito esclarecedoras. As meninas sempre deixam a gente à vontade para fazer perguntas e tirar dúvidas. É uma coisa muito boa para nós, aposentados. Permaneci fiel ao plano do ICS porque em todos esses anos eu sempre fui muito bem atendida”, comenta.

Boas práticas

Uma das importantes conquistas de 2019 foi a implantação do Núcleo Interno de Qualidade, voltado à aplicação de boas práticas, com capacitação e humanização da atenção aos beneficiários, redução e controle de riscos aos usuários e ao meio ambiente. O grupo multidisciplinar reúne representantes da área médica, de enfermagem, de engenharia e da área administrativa.

Os bem-sucedidos programas voltados à promoção de saúde e prevenção de doenças foram mantidos em 2019, proporcionando orientações e incentivando hábitos saudáveis em grupos como os de idosos, os que têm sobrepeso ou obesidade, dependentes químicos e fumantes. A iniciativa ajuda a prevenir e a diagnosticar doenças precocemente, aumentando a taxa de cura.

Um dos novos programas é o que previne o câncer de pele. Os pacientes passam por triagem de lesões suspeitas com os dermatologistas do Centro de Saúde, possibilitando o diagnóstico precoce e o tratamento preventivo de lesões pré-cancerígenas, por meio de procedimentos, como a crioterapia, que podem ser feitos no Centro de Saúde do ICS.

Em alguns casos, como o dos dependentes químicos que são internados, o ICS conseguiu traçar o perfil epidemiológico deles e poderá desenvolver novas medidas de prevenção.

Outros estudos foram feitos ao longo de 2019, como os dos programas Prevencor (diagnóstico precoce de algumas doenças e prevenção, a partir dos 45 anos), Gestante Saudável, Tratamento da Obesidade, Mais Vida Menos Tabaco e Pós Cirurgia Bariátrica.

Balanço 2019