ICS cria Diretoria de Atenção Primária à Saúde e Serviços Sociais
Tiago Waterkemper – Diretor Presidente do ICS e Dra. Marina Bueno –
Diretora de Atenção Primária à Saúde e Serviços Sociais
O Instituto Curitiba de Saúde (ICS) está implementando gradativamente o novo organograma da instituição, dando continuidade ao processo de desenvolvimento organizacional e integração na prestação de serviços.
Entre as mudanças, está a criação da Diretoria de Atenção Primária à Saúde e Serviços Sociais, que tem o objetivo de gerir ações e programas da promoção a saúde e qualidade de vida.
A proposta, de acordo com o diretor presidente do ICS, Tiago Waterkemper, é dar prioridade a prevenção de doenças, organizar o fluxo dos serviços e promover maior bem-estar.
“Quando se fala em atenção primária à saúde entende-se que é a porta de entrada para prevenir e tratar inúmeras doenças. A nova diretoria é um filtro capaz de organizar as necessidades do beneficiário, focando na pessoa e não somente na enfermidade”, disse.
A atribuição da nova diretoria envolve promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de saúde individual e coletiva para mais de 77 mil beneficiários do instituto.
PROGRAMAS – Para o cuidado integral à saúde, na nova diretoria constam programas para obesidade, tabaco, casos crônicos e atendimento humanizado às gestantes.
Uma das ações disponíveis para servidores e dependentes é o programa Prevencor, que oferece gratuitamente exames periódicos de glicose, colesterol total, colesterol HDL, triglicerídeos e creatinina para todos os beneficiários com idade a partir dos 45 anos.
A iniciativa tem o objetivo de monitorar e identificar fatores de risco e possíveis casos de doenças crônicas que podem se desenvolver com o avançar da idade, tais como diabetes, hipertensão, obesidade, elevação do colesterol e problemas renais.
Segundo a diretora de Atenção Primária à Saúde e Serviços Sociais, Marina Bueno, o novo departamento conta com uma equipe de profissionais de diversas áreas da saúde para acompanhar todo o percurso entre o diagnóstico e tratamento.
“Queremos que nossos beneficiários tenham cada vez mais qualidade de vida. Com um acompanhamento focado na prevenção e, de acordo com a necessidade, direcionamos os casos para atendimento, tornando o processo mais rápido e eficaz”, afirma.