O Instituto Curitiba de Saúde – ICS recebeu, nesta quarta-feira (09/03), o professor Robert Janett, da Harvard Medical School e membro do Cambridge Health Alliance, para diálogo sobre a modernização da Atenção Primária à Saúde (APS) do Instituto e medidas de melhoria da qualidade assistencial.

Janett ficou impressionado com o número de vidas sob a responsabilidade do Instituto, cerca de 77 mil beneficiários. “O ICS desempenha uma missão muito importante para a cidade de Curitiba e os servidores municipais”.

A Dra Marina Bueno, Diretora de Atenção Primária à Saúde, esclareceu que a instituição busca novas estratégias para fortalecer as ações de prevenção e promoção da saúde, centralizadas nas necessidade dos beneficiários. “O encontro foi uma oportunidade para ampliação dos conhecimentos sobre a Atenção Primária na Saúde Suplementar”.

Ao lado do Diretor-Presidente do ICS, Tiago Waterkemper, o professor Janett manifestou seu otimismo em relação ao ICS na construção de um sistema integrado de serviços de saúde focados no melhor ao paciente.
“Estamos conversando hoje sobre ferramentas e modelos que existem em outras empresas e outros países que podem aumentar a integração do cuidado. O que estamos buscando é um sistema de atenção primária à saúde que é centrado no paciente”.

O médico também destacou a importância da mudança no modelo assistencial. “Da perspectiva internacional, existem vários modelos que podemos considerar para aumentar a confiabilidade do atendimento e melhorar a experiência dos pacientes”.

A chefe de gabinete, Cristina Romanniuk Fontanelli, o Diretor Administrativo Financeiro, Elcio Casagrande, e a médica de família, Dra. Carolina dos Reis, também participaram da conversa.

Atenção Primária à Saúde