A acupuntura é uma técnica originária da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que vem atuando como terapia complementar aos tratamentos convencionais de várias doenças. Os benefícios dessa técnica têm sido cada vez mais reconhecidos e sua aplicação sendo expandida para diversas áreas da saúde humana.

O Instituto Curitiba de Saúde – ICS oferece aos beneficiários atendimento de acupuntura diretamente no seu Centro de Saúde, localizado no bairro Rebouças. O tratamento é oferecido junto ao setor de Fisioterapia e conta com isenção de coparticipação.

Para dar início às sessões semanais, o beneficiário deve solicitar ao seu médico a prescrição da acupuntura e realizar o agendamento através do teleatendimento do ICS, no telefone 3131 6100. Além do Centro Saúde, a especialidade também é ofertada na rede credenciada, composta por doze clínicas conveniadas, com cobrança de coparticipação.

“Qualquer indivíduo, independente de idade e sexo, pode ser tratado com acupuntura. São exceções apenas os pacientes com infecções generalizadas da pele”, conta a fisioterapeuta Lizianne de Cassia Souza Dias, responsável pelos atendimentos no centro médico de ICS.

A técnica tem sido, ao longo dos anos, um recurso terapêutico eficaz no tratamento da dor. Ela provoca a liberação, no sistema nervoso central, de neurotransmissores e outras substâncias químicas responsáveis pelas respostas analgésicas, antiinflamatórias, de restauração de funções orgânicas e regulação da imunidade, promovendo o equilíbrio físico e mental.

Lizianne também reforça outras vantagens da acupuntura: “ela diminui o uso de medicamentos tanto para casos agudos quanto para os de uso contínuo; dá segurança, quando o tratamento é feito por um profissional habilitado, com título de especialista; traz rapidez dos resultados (com diminuição da dor em poucas sessões); Normalmente apresenta ausência de efeitos colaterais se comparado ao uso de medicamentos”.

Confira algumas patologias que a acupuntura pode ser indicada no tratamento:
• Dores na região cervical e membros superiores;
• Dores na região lombar e membros inferiores;
• Dores em geral: fibromialgia, síndrome dolorosa miofascial, artrite reumatóide, osteoartrite, neuralgia pós-herpética, dor pós-operatória, dor oncológica, dor no pós-operatório odontológico;
• Cefaléia tensional, cefaléia cervicogênica, enxaqueca, dor crânio-facial crônica, desordens da ATM (articulação temporo-mandibular), neuralgia occipital, paralisia facial periférica e outras dores;
• Náusea e vômitos pós-operatórios, quimioterapia e radioterapia e outras causas;
• Gastroenterologia: dor na pancreatite crônica, síndrome do cólon irritável, cólica biliar, constipação crônica (prisão de ventre/intestino preso), gastrite, cólica intestinal, e epigastralgia;
• Alergia e imunologia: asma brônquica, rinite alérgica;
Dermatologia: psoríase, eczemas, acne, alopecia areata, dermatite de contato, eritema multiforme, neurodermatite;
• Desordens psiquiátricas: ansiedade causada por dependência química, alcoolismo e tabagismo. Enurese noturna, depressão, insônia, ansiedade, estresse, hiperatividade em crianças, e transtornos psicossomáticos;
• Sistema nervoso: sequelas de AVC, vertigens, zumbidos, dor de neuropatia diabética, espascitidade, distúrbios motores espásticos em crianças (com paralisia cerebral).

Acupuntura no Centro de Saúde