ICS: Ações do Outubro Rosa começam nesta sexta

Para marcar o mês de conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, conhecido pela campanha mundial Outubro Rosa, o Instituto Curitiba de Saúde (ICS) vai promover, a partir do dia 01 de outubro, diversas ações para alertar as mulheres sobre a importância do autocuidado, prevenção e exames de rotina.

Serão realizadas durante o mês inteiro, no Centro de Saúde, no Rebouças, atividades como palestras, solicitação de mamografias sem coparticipação, aferição de pressão arterial e orientações sobre cuidado com a saúde da mulher.

“Estamos trabalhando sempre com o foco na prevenção de doenças. E não estamos medindo esforços em ações deste tipo”, disse o diretor-presidente do ICS, Tiago Waterkemper. “O câncer de mama é uma doença que acomete milhões de mulheres todos os anos. Por isso, é importante que nossas beneficiárias realizem os procedimentos necessários para prevenir a doença”, completou.

Para a diretora de Atenção Primária à Saúde e Serviços Sociais (DAPS), Marina Bueno, a programação foi pensada na prevenção e no cuidado com as mulheres.

“Mobilizamos diversos setores e até mesmo outras secretarias municipais para atender nossas beneficiárias. Queremos atingir um grande número de mulheres neste mês de outubro. É uma oportunidade não só de focar no câncer de mama, mas na saúde como um todo” destaca.

As ações serão realizadas no auditório da instituição e no “Mutirão da Saúde”, estrutura que será montada no estacionamento do prédio e funcionará de segunda a sexta, das 9h às 13h e das 14h às 16h. Todas as atividades são gratuitas.

As palestras possuem vagas limitadas. Para participar, o beneficiário deve confirmar sua presença no telefone 3330-6088.

Todos que participarem das atividades deverão seguir a orientação do uso do álcool em gel, máscara e distanciamento social.

PROGRAMAÇÃO DO OUTUBRO ROSA

Dia 01 a 29/10 (segunda a sexta – 9h às 13h e das 14h às 16h) – Mutirão da Saúde
Solicitação de mamografias sem coparticipação, aferição de pressão arterial e orientações sobre cuidado com a saúde da mulher.

Dia 07/10 (quinta – 9h30 às 12h) – Mutirão da Saúde
Orientações com Assessoria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres

Dia 07/10 (quinta – 10h) – Auditório
Ciclo de Palestras “Toda Conquista tem uma história de Luta”.

Palestrantes:

Cida Borghetti – Conselheira da Itaipu Binacional, ex-governadora do Paraná e autora da lei estadual 14854/05 que institui o 27 de novembro como o Dia Estadual de Luta contra o Câncer de Mama;

Maria Helena Louveira – Médica radiologista, especializada em radiologia mamária;

Tânia Mary Gomez – Embaixadora da Paz Universal e Diretora da UPF no Paraná;

Dia 19/10 (terça – 10h) – Auditório
Ciclo de Palestras “Toda Conquista tem uma história de Luta”.

Palestrantes:

Leonardo Paese Nissen – Mastologista do Instituto Curitiba de Saúde;

Silmara Franco – Pedagoga, escritora do Livro “Do Outro lado do Outubro Rosa I e II” e voluntária do Instituto Humsol.

Ações Outubro Rosa